7 de outubro de 2018

7 Princípios do Líder Revolucionário, de Hugh Blane


O conceito de liderança se define pela arte de comandar pessoas, atrair seguidores e influenciar de forma positiva as escolhas e ações de um ou mais indivíduos. Está nas organizações que precisam de líderes para comandar suas respectivas produções, projetos, ideias, entre outras questões. O fato é que a liderança não nasce intrínseca a todos os seres humanos; muitas vezes tendo que ser conquistada, aperfeiçoada e exercitada. Salvo raríssimas exceções de líderes virtuosos que sabem extrair de dentro de si por conta própria a capacidade de liderar, traçando o caminho junto à equipe e dando o exemplo prático para que a mesma não se desmotive. Desse modo, a maior parte das pessoas precisa encontrar meios que façam germinar em si o espírito de liderança, tal como a força de vontade. Se instruir é um caminho válido para atingir tal objetivo, e tendo em vista esta presunção, vários autores já escrevam livros como guias para se conquistar a arte de liderar, como no caso de Hugh Blane, consultor internacional de empresas importantes, que escreveu o livro 7 Princípios do Líder Revolucionário, buscando elucidar as dúvidas e traçar um novo itinerário que leva seus leitores a desenvolverem o potencial a fim de obterem sucesso em seus planejamentos.
A obra busca apresentar conceitos fundamentais para haver a compreensão necessária do que é ser um líder verdadeiro, não sendo confundido com um mero mandante. Além disso, são abordados conceitos práticos de liderança que conduzem o leitor a desenvolver sua performance perante as dificuldades de liderar junto ao relacionamento interpessoal — que é a relação de envolvimento entre duas ou mais pessoas sobre determinado objetivo; muito comum em empresas e organizações. Blane analisa o termo mindset e faz dele o sentido que conduz o exemplar à sua conclusão, tratando-se de um modelo mental que se desenrola dentro de nossa consciência a fim de se tornar um trunfo de obtenção do sucesso.


Nesta perspectiva, o autor busca desenvolver o potencial de seus leitores, seja por meio de ideias inovadoras, direcionamentos, atenção às prioridades, diligência pela excelência e, é claro, depositando paixão ao ofício. É por meio do mindset que se dá a transformação e compreensão dos princípios abordados no exemplar, sendo eles o propósito, a promessa, os projetos, a persuasão, o elogio, a perseverança e a preparação.
Mesmo sendo uma obra direcionada aos negócios e ao mercado corporativo, muitas informações são úteis para a vida pessoal. O fato de poder coordenar a mente ao otimismo e ao sucesso, abrangendo a visão às possibilidades de ação, não se restringe apenas aos executivos que buscam o desenvolvimento de suas empresas. O dinamismo do livro junto à sua edição contribui muito para uma leitura confortável e de fácil compreensão, sendo ele publicado no Brasil pela Universo dos Livros. Posso concluir esta análise dizendo que, além de tudo o que já relatei, tais princípios nos ajudam a sair do lugar para conquistarmos avanços significativos em nossos projetos de forma inspiradora. De acordo com as palavras de John Felkins, aqueles que aplicam estes métodos, dominam uma vida mais gratificante e diminuem a distância entre o lugar em que estão hoje e o lugar onde aspiram estar amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário