30 de agosto de 2018

Israel: Uma História, de Anita Shapira


É interessante quando encontramos obras de âmbito histórico que saem da angulação padrão dentro de seus respectivos temas. No caso do exemplar aqui resenhado, a professora Anita Shapira desenvolveu seu trabalho de maneira instigante e abrangente, sem perder a sensibilidade, fazendo de seu conjunto de textos uma rica fonte de estudo sobre o sionismo, que é o movimento internacional judeu resultante na formação do Estado de Israel e em sua posterior evolução.
De acordo com a revista Publishers Weekly, trata-se de um guia indispensável, pois a autora faz uma grande análise histórica, econômica, social e cultural de Israel, utilizando a literatura hebraica de forma precisa para ilustrar os temas abordados em seu livro. Shapira não se limita apenas aos relatos de guerras e conflitos entre árabes e israelenses, como a maior parte dos autores que se propõem a escrever sobre o mesmo tema, partindo ao encontro de questões mais amplas como fatos ocorridos em períodos de paz, alicerces culturais e ideológicos, os desafios enfrentados na contemporaneidade, como imigração em massa, influência cultural, política de guerra, diplomacia mundial, entre outros aspectos que garantem a qualidade de suas pesquisas.


A obra é dividida de forma cronológica em cinco partes, começando do período de 1881 até 1918 com a ideologia e práxis do sionismo em sua gênese, partindo para um Estado de formação nas décadas seguintes e a construção da Nação entre 1948 a 1967. A quarta parte aborda a década de guerra até o ano de 1977, descrevendo os conflitos que ocorreram nesse período. Por fim, a quinta parte, intitulada de Paz, Guerra e Indecisão, finaliza o livro já nos anos 2000. Além disso, também existem os mapas para serem recorridos durante a leitura bem como sua bibliografia e sugestões de livros complementares, garantindo uma total imersão no assunto.
Vencedor do Prêmio do Livro Nacional Judaico em História e do Prêmio do Instituto Azrieli de Melhor Livro em Estudos sobre Israel em Inglês ou Francês, o exemplar chega ao Brasil pela Editora Paz & Terra em uma primorosa publicação que assegura a qualidade de seu conteúdo, tanto em conceitos diagramais como em sua tradução para o português. Sintetizo dizendo que para aqueles que gostam de história e geografia, Shapira concedeu não só um completo estudo sobre Israel, como também facilitou a pesquisa sobre o sionismo, a relação entre judeus e árabes, entre outros pontos que a fizeram uma autora consagrada e aclamada internacionalmente.

Clique aqui para adquirir o exemplar.
Título: Israel: Uma História
Autora:  Anita Shapira
Editora: Paz & Terra | Publicação: 2018
Páginas: 630 | Esse livro no Skoob
Sobre: O livro apresenta o surgimento do sionismo na Europa, no contexto das relações entre judeus, árabes, turcos e outros setores da Palestina sob o domínio otomano. Professora da Universidade de Tel-Aviv e uma das mais notáveis pesquisadoras sobre o tema, a autora não se limita a relatar exclusivamente a guerra e os conflitos árabes-israelenses, ao contrário do que a maioria dos livros sobre o assunto costuma fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário