Notas Sobre Ela, de Zack Magiezi


Obra sem pontos finais que dá oportunidade aos aventureiros poéticos entrarem num contexto ininterrupto de experiências vividas ao longo dos anos de uma mulher. Cada verso reflete suas ações, seus anseios e seus temores, abraçando de forma livre a vivência feminina, como um salto no abismo de complexidade transmitida de forma simples pelo autor, que mantém a perspicácia mesmo não fazendo uso de rodeios em suas reflexões. Algo como uma análise artística e sentimentalista; notas de lembranças nostálgicas e um diário perdido na estante do tempo.


Zack Magiezi, que possui grande abrangência de público nas redes sociais devido aos trechos de poemas publicados, utilizou do mesmo estilo para escrever o seu livro. E nessa pegada menos elitista usando palavras mais simplórias, conquistou o leitor com a contradição de um bom poeta: simplicidade nas construção dos versos junto à complexidade dos sentimentos intrincados. Tal popularidade não lhe foi atribuída de qualquer forma, pois, ao facilitar a leitura poética com poemas brancos e livres, extremamente bem construídos, acabou desbravando outros horizontes e, consequentemente, conquistando novos amantes da literatura.


A personagem inominável representa o recôndito arcabouço de experiências desde a infância até a velhice da mulher. Desse modo, é importante frisar mais uma vez que embora a obra aborde um vastíssimo tema, Magiezi conseguiu conduzir com clareza, ao longo das 160 páginas, o conteúdo e expor em nuances de momentos marcantes, o amadurecimento gradativo junto à capacidade de enfrentar os percalços da vida.


Divido em quatro partes, Notas Sobre Ela começa com a infância e todas as suas descobertas pelo quintal de casa, o afeto familiar, as lembranças dos detalhes da escola junto à dor da primeira separação e os lugares que a personagem jamais deixaria de admirar e contemplar, tais como o mar e seu infinito. Depois somos introduzidos à juventude e a descoberta de um novo mundo, maior do que o imaginado pela criança contente em seu jardim. Nesse período surge os laços de amizades, as desilusões sentimentais, a rebeldia e a vontade de abraçar todas as causas com as próprias mãos. Há também as frustrações, a obrigação de saber lidar com a morte e as responsabilidades que lhe são cobradas até o meio do caminho, quando finalmente se vê como uma mulher e não mais como uma menina.


Depois dessa parte, há a formatura, o trabalho, o namoro, o noivado, o casamento, a gravidez, as crises, a separação, a perda e o encontro; tudo em poesia regada por empatia da mulher que agora consegue disfarçar os temores e as tristezas com um sorriso; que encontra dentro de si a segurança almejada e começa a enxergar a vida de um novo ângulo e uma nova perspectiva. Quando se olha no espelho, percebe os cabelos brancos que entregam suas experiências, suas batalhas e suas vitórias. Ao aceitá-los, veste a camisa da sabedoria. Depois, vê a filha e os netos por caminhos semelhantes, onde a esperança parece desaparecer, mas entende que todos precisam enfrentar momentos assim para amadurecer; restando-lhe apenas o papel de mãe e avó consoladora.
Desse jeito, o livro permite uma verdadeira viagem temporal entre momentos tão comuns que se tornam especiais, justamente por sua despretensão. Algo que parece simples em versos não rimados, mas que se revela como um verdadeiro emaranhado de traquejos femininos passando por quatro estágios da vida. A edição primorosa da editora Bertrand Brasil, com capa endurecida, folhas amareladas e fonte confortável, colabora para uma leitura muito mais acolhedora, condizente com o tema da obra, que sintetizado em poucas palavras, difundi em suas páginas o amadurecimento inerente ao tempo, a segurança conquistada, o carinho irradiado, as tristezas superadas e a nostalgia propagada em estrofes.

Clique aqui para comprar o exemplar.
Título: Notas Sobre Ela
Autor: Zack Magiezi
Editora: Bertrand Brasil
Publicação: 2017
Páginas: 120
Sobre: Os vislumbres e as impressões; sentimentos e sensações; gestos, fotos, livros, discos, pessoas: nada foge ao autor. Obra inédita inspirada na série de textos que conquistou as redes sociais, Notas sobre ela é, em essência, sobre todas elas.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

2 comentários:

  1. Muito bom!!! Me vejo nessa história! Cada ciclo é lindo, cada etapa é importante! Gratidão por ter encontrado o Caminho!
    "No sentir da tua fraqueza reside tua força; no sentir da tua dor reside o prazer e a alegria; no sentir do teu medo reside tua segurança e confiança; no sentir da tua solidão reside tua capacidade de realização, amor e companheirismo; no sentir do teu ódio reside tua capacidade para amar; no sentir da tua desesperança reside a verdadeira esperança fundamentada; na aceitação das carências da infância reside a satisfação de agora." Pw 190 - palestra do Pathwork

    ResponderExcluir