Exemplares Acadêmicos - Relações Internacionais


Para finalizar o acervo do mês de maio, aqui estão quatro exemplares acadêmicos do âmbito das relações internacionais adquiridos nesse período para me auxiliar nos estudos. São exemplares que tratam assuntos da economia, do direito e da política que desenvolvem as pesquisas e ideias daqueles que os leem a respeito de questões atuais presentes no mundo globalizado. Abaixo você pode conferir cada um deles:


Direito Econômico Internacional
De Juliana Oliveira Domingues e Cristina Godoy Bernardo de Oliveira.


Diante da intensificação dos processos de globalização, compreender as dinâmicas das relações econômicas no mundo tornou-se fundamental para os profissionais que atuam em esferas de interesse internacional, principalmente quando precisam lidar com casos de litígio em comércio internacional.
Com o intuito de auxiliar no entendimento dos conteúdos teóricos que constituem a base do Direito Econômico Internacional, traçamos nesta obra, um panorama das tendências da economia mundial, especialmente decorrente das modificações após o século XX, enfatizando a participação do Brasil no contexto global. 


Economia Internacional - Teoria e Prática
De Armando João Dalla Costa e Elson Rodrigo de Souza Santos


Diferentemente das tradicionais obras com abordagens e linguagens técnicas, esta traça uma ideia geral sobre a influência da economia ao redor do mundo. 
Aqui, você aprenderá, com uma abordagem teórica e prática, como se dá o fluxo de movimentos econômicos que atingem diretamente seu país, sua cidade e sua empresa onde trabalha. Esse aprendizado ocorrerá por meio de estudos de caso e leituras complementares retiradas dos mais remotos veículos de comunicação. 
Ao retratar as implicações da economia internacional no cotidiano das organizações, dos Estados e na vida das "pessoas comuns", esta obra traça um panorama instigante de seus avanços e retrocessos, sem perder a vista sua percepção teórica e histórica.


Globalização e Governança Internacional - Fundamentos Teóricos
De André Frota e Diogo Filipe Sens


Ainda que já tenha sido extensamente discutido no mundo acadêmico o fenômeno da globalização continua a promover intensos debates entre os pesquisadores. Há quem enxergue mais benefícios do que malefícios e há quem critique ferozmente as consequências que a conectividade global tem trazido para os interesses locais das populações.
Conheça aqui algumas das principais concepções críticas elaboradas sobre a sociedade globalizada e domine conceitos que permitirão a você observar as mudanças nos cenários internacionais e desenvolver pensamentos próprios a respeitos das pautas desse tema.


Geopolítica: Do Pensamento Clássico aos Conflitos Contemporâneos
De Augusto W. M. Teixeira Júnior


Ainda que a conjuntura se caracterize pelas intensas mudanças da realidade humana, o meio e as manifestações da natureza continuam perenes.
Assim, em um cenário em que percebemos que o avanço acelerado da tecnologia ocasiona e intensifica fenômenos como a globalização, a mundialização, a regionalização e o encurtamento das distâncias de tempo e espaço, como podemos avaliar a instabilidade que esses processos causam em todo o mundo?
Para refletir sobre isso, vamos discutir as contribuições da Geopolítica no estudos das relações de controle político do espaço.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário