Curiosidades sobre os Antigos Jogos Olímpicos


Nada unia mais os antigos gregos do que sua rica mitologia e seus esportes. Todos eles, fossem da Sicília ou Atenas, reconheciam como deus supremo a Zeus ou Júpiter, e iam celebrar seu culto em Olímpia, onde estava localizado o principal santuário.
Todos tomavam parte nos grandes torneios esportivos que reuniam os povos gregos de todo o mundo. Tais jogos eram conhecidos como Olimpíadas, que tiveram no ano de 776 a.C., o seu marco histórico inicial.
"Olímpia era a antiga cidade do Peloponeso (Grécia), onde se realizavam os jogos olímpicos.  Nas últimas décadas foram encontradas diversas ruínas dos magníficos templos de Zeus."
Eram jogos realizados em homenagem a Zeus, disputados de quatro em quatro anos, durante o solstício de verão, quando o sol, no hemisfério norte, alcançava a sua refulgência maior. Duravam cerca de cinco dias e constavam de provas de corridas, saltos, arremessos, lutas e concursos de canto e poesia.


A vitória num desses jogos importava numa grande honra não só para o vencedor  como para sua cidade natal, que o recebia entre festas e aclamações. O seu cerimonial era majestoso; destaca-se a abertura, com toques de trombetas e as celebrações religiosas. No último dia, eram coroados os vencedores, com ramo de oliveiras dos bosques sagrados e as festividades culminavam com a realização de um banquete, chamado hecatombe, que consistia na imolação de cem bois. 
"Olímpio é um nome de origem latina, através do Grego. Quer dizer 'celestial'. O Olimpo era a morada dos deuses; é um monte entre a Tessália e a Macedônia."
A primeira olimpíada que se tem registro, em 776 a.C., servia de base à cronologia grega. Dizia-se: "Aconteceu na décima olimpíada", "Morreu na oitava olimpíada". Modernamente, graças aos esforços do Barão de Pièrre de Coubetein, os Jogos Olímpicos foram restaurados. Assim, em 1896, Em Atenas. realizou-se a primeira Olimpíada da Era Moderna.


Muitas coisas que eram feitas nas cerimônias da antiguidade são preservadas nos jogos dos dias atuais. O motivo da Grécia ser a primeira delegação a desfilar nas aberturas, a chama olímpica e a coroa feita com folhas de oliveiras são algumas das características desse evento que, durante poucos dias, une pessoas de todo o mundo com o mesmo ideal.

Curiosidade: O blog Pena Pensante já publicou um artigo sobre a Estátua de Zeus em Olímpia, por ser uma das antigas sete maravilhas do mundo. Caso tenha interesse de se aprofundar no assunto, clique aqui.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

2 comentários:

  1. Adorei a publicação, muito interessante. Eu não sabia que antigamente se tinha poesia e canto nas olimpíadas e fiquei surpresa!!!! Bjs! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Maria Júlia. Muito obrigado!

      Excluir