Encontre Seu Santuário, de Christopher Jamison


Christopher Jamison é um monge e abade beneditino do Monastério de Worth, na Inglaterra. Seu livro, aqui resenhado, fala especialmente para aqueles que não têm certeza de suas crenças, mas que procuram maneiras de encontrar paz e espaço espiritual em seu mundo moderno, agitado e frequentemente confuso, seguindo o esboço da sabedoria de São Bento e sugerindo sua aplicação no dia a dia.
Há 1500 anos, São Bento escreveu a Regra para a vida monástica. Trata-se de um livro contendo revelações sobre a vida cristã, auxiliando os leitores à maneira de como colocar essas percepções em prática. Revelações, essas, que, até hoje, guiam as pessoas e constituem os fundamentos dos santuários, monastérios e conventos beneditinos.
"A decência comum da vida humana é parte crucial para a busca espiritual."
Digamos que o nosso santuário individual é constituído pelo nosso coração e nossa mente. Quais os passos fundamentais para encontrá-lo nesse mundo? Totalizando em sete, o abade referiu-se a eles como essenciais, de acordo com a tradição monástica, tendo, cada um, sua especificidade. São eles: silêncio, contemplação, obediência, humildade, comunidade, espiritualidade e esperança.


Tal santuário, construído interiormente em cada um de nós, é apresentado como infinito. Ou seja, não há uma forma de se conhecer tudo ou entender por completo os mistérios da alma, mas, para começarmos, é necessário que coloquemos os pés no chão. Por isso, temos que saber como construí-lo: o santuário precisa ter um chão! O abade Christopher menciona em uma parte do livro que Deus nos fornece a planta e nos mostra como construí-lo. Entretanto, ninguém pode fazer isso por nós, pois, cada santuário é diferente e especial para quem ali habita. A unicidade se dá pelo fato do habitante ser, também, o construtor.
"Esta descida e subida significam, sem dúvida, para nós, que pela exaltação se desce e pela humildade se sobe."
A obra apresenta um capítulo para cada passo, os quais nos proporcionam uma profunda reflexão. Aqui no blog já tive a oportunidade de escrever sobre algumas passagens importantes que muito me ensinaram e que foram retiradas de Encontre Seu Santuário, como uma referência a Thomas Merton e o Monge do Deserto e uma introspecção de Humildade e as Raízes Terrenas.


É um livro especial para ler com a mente e o coração abertos, resumindo sua mensagem principal: encontrar o santuário natural é encontrar o santuário em Deus. Sempre nos encorajando! Por fim,  Christopher Jamison faz menção a uma história cujo objetivo é nos fazer perceber que existirão quedas e obstáculos pelo caminho, o fato é aprendermos como iremos nos levantar. Tenhamos um santuário sólido e perseveremos na fé, seguindo os passos beneditinos e cultivando, sempre, a paz e o bem em nossas almas.

Título: Encontre Seu Santuário
Autor: Christopher Jamison
Editora: Larousse
Data: 2009 | Páginas: 158
Sinopse: Neste livro prático e inspirador, o Abade Christopher Jamison, da Abadia de Worth, na Inglaterra - retratada na série de tevê The Monastery que reuniu cinco homens modernos para experimentar a vida monástica por 40 dias -, nos apresenta maneiras de colocarmos em prática, em nossa agitada vida contemporânea, os ensinamentos de São Bento e as lições da vida monástica.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário