Yakuba, de Thierry Dedieu


Uma verdadeira obra de arte, Yakuba é um livro escrito pelo francês Thierry Dedieu, e representa uma cultura distante que tem muito a nos ensinar. Mesmo com suas peculiaridades e costumes, a aldeia localizada no coração da África compartilha conosco certo valores universais, os quais estão além dos limites de território.
A pequena obra infanto-juvenil nos proporciona uma experiência completa de leitura e contemplação. Com suas belas ilustrações feitas pelo próprio autor, retrata a cultura da aldeia de uma forma única, capaz de levar nossa imaginação para bem perto do continente africano.
Sem muitas palavras, deixa-nos imaginar os diálogos não ditos e pensamentos dos personagens que são descritos pelas imagens marcantes. O autor que já escreveu mais de quarenta livros infanto-juvenis, foi premiado várias vezes por sua originalidade, inclusive por Yakuba.


Ao contrário do que pensei no início, o nome Yakuba não é dado à aldeia, mas ao garoto, personagem principal da obra, que passa por uma tarefa difícil a fim de provar o seu valor. Em um dia de festa na aldeia, onde todos se pintam e enfeitam, um grupo de crianças se prepara para um ritual. Todos os garotos estão prestes a se tornarem guerreiros, mas, para isso, necessitam cumprir uma tarefa importante: matar um leão, sozinho.
Yakuba deixa sua aldeia e caminha pela savana africana, procurando a fera. Para sua surpresa, eis que aparece bem na sua frente o grande felino e, desesperado, o garoto parte para o combate. Mas quando chega a tocar o leão, percebe que o animal já está ferido e incapacitado de lutar. O garoto senta ao lado do grande e temido leão e começa a pensar.
"Ou você me mata sem glória e passa por homem aos olhos dos seus irmãos, ou me poupa a vida e, a seus próprios olhos, sai engrandecido, porém, desprezado pelos seus pares. Você tem a noite para refletir."
Para ele, seria extremamente fácil matá-lo e levá-lo para aldeia, assim, ganharia o respeito de todos e se tornaria um verdadeiro guerreiro. Caso contrário, não saberia as consequências de seu fracasso.
Mas, no fundo, o garoto saberia que agiu com deslealdade e seria capaz de viver com o peso da culpa? Por outro lado, abriria mão de se tornar um verdadeiro guerreiro aos olhos da tribo? É uma escolha difícil para Yakuba!


O exemplar nos faz refletir sobre atitudes que cometemos e julgamos certas, porém,  no futuro, teremos que enfrentar consequências  inimagináveis. As vezes, ao agirmos por impulso, nos tornamos escravos dos nossos atos. Yakuba, obra escrita para crianças e jovens, é capaz de surpreender o mais experiente dos seres humanos. Pensemos no futuro e nas consequências, a melhor escolha é aquela feita com a sabedoria de uma criança.

Clique aqui para comprar esse livro.
Título: Yakuba | Autor: Thierry Dedieu
Páginas: 42 | Ano: 2016
Sobre: Livro de temática africana, sobre um jovem que está prestes a se tornar um guerreiro. Para provar sua coragem, ele precisa enfrentar um leão. Ansioso, o garoto corre para lutar, mas é paralisado pelo olhar do grande felino, que está ferido. Agora Yakuba deve decidir: ou mata o animal, e ganha o respeito da tribo, ou o poupa, e se torna homem a seus próprios olhos.


Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário