Caçando Che, de Mitch Weiss e Kevin Maurer


Se você busca um livro capaz de te ensinar história de uma maneira diferente, Caçando Che, de Mitch Weiss e Kevin Maurer, é a escolha certa. Todo mundo já ouviu falar no líder comunista, Che Guevara, que foi responsável por levar o novo regime político a Cuba. Mas poucos sabem qual foi sua verdadeira história, por isso, o exemplar de Weiss e Maurer é tão importante para os que se interessam no assunto.
Médico, fotógrafo, político, guerrilheiro, jornalista e escritor, Che foi um ícone entre aqueles que acreditavam no sistema apoiado pelo mesmo entre os anos 50 e 60, até a data de sua morte, quando foi capturado pelos Boinas-Verdes e executado em território Boliviano, em 1967.
"Che era temido e adorado na Bolívia, com o mesmo grau de intensidade. Che Guevara era um herói romântico, um médico argentino que abandonara a vida de classe média e a profissão para ajudar Fidel Castro a derrubar o ditador cubano Fulgêncio Batista."
O motivo de sua morte não é tão claro ainda; alguns dizem que ao pregar o comunismo, Guevara gerou ira no governo norte-americano, ameaçando seu capitalismo, outros dizem que isso não passa de uma conspiração e que os mistérios são muitos. O que se sabe é que, depois de sua atuação em Cuba, Che recusou a proposta do líder cubano de fazer parte de seu governo e sumiu no mundo, a fim de pregar o comunismo entre os países com maior desigualdade social.
"Uma entrevista com Che vivo, mascando seu charuto na selva boliviana, seria o furo de reportagem de uma vida inteira."
O exemplar publicado pela Editora Record no Brasil, aborda a história da operação militar norte-americana que, através de suspeitas, foi à Bolívia e transformou camponeses locais em soldados a fim de encontrar o líder comunista e prendê-lo.


Os autores utilizaram fontes que, até então, não haviam sido divulgadas pelo governo, para elaborar a obra que retrata o que foi a operação mais bem-sucedida das Forças Especiais Norte-AmericanasBoinas-Verdes.
Narrado em terceira pessoa, o livro conta as façanhas do major Shelton desde o início, com sua equipe, e outros personagens importantes como René Barrientos, o agente da CIA Félix Rodríguez, entre outros. Além de ser bastante minucioso com os detalhes descritos no desdobramento do confronto dramático e  a captura do vilarejo La Higuera.


Dividido em três partes, a obra é de fácil entendimento. Apesar de ficar confuso, às vezes, com a quantidade de nomes, existe uma lista de personagens com uma breve explicação para ser conferida. Um livro de história verídica que pode ser lido como um romance de guerra, não apresenta termos técnicos. Pude aprender muito, desde a cultura de povos maltrapilhos no interior da Bolívia, até meios de sobrevivência na selva e a vontade  que um homem tem de mudar o mundo.
Para todos interessados, eu recomendo o livro; sem sombra de dúvidas, foi uma experiência relevante. Exemplo daqueles que têm muito a nos oferecer e que não pode ser ignorado pelo veneno da ignorância.

Clique aqui para comprar esse livro na Amazon!
Título: Caçando Che
Autor: Mitch Weiss e Kevin Maurer
Data de Lançamento: 2016
Editora: Record
Páginas: 280 | Esse livro no Skoob
Informações: A história da operação militar norte-americana que transformou camponeses bolivianos em força de combate e capturou o guerrilheiro mais famoso do mundo.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

6 comentários:

  1. Puxa, que livro interessante! Vou procurá-lo para comprar... Amei, sempre ouvi falar em Che Guevara, mas nunca me aprofundei no assunto. Parabéns pela resenha, Filipe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ernesto! Não vai se arrepender. =)

      Excluir
  2. Parece ser muito bom, adoro histórias de guerra! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Oscar, o livro é muito bom mesmo! Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. Pelo fato de ser do Che, eu já quero ler. Amo história e sempre me aventuro na internet lendo um pouco sobre ele.

    Beijos :*
    www.dreamsam.wordpress.com
    www.twitter.com/albaamartins

    ResponderExcluir