O Livro Ilustrado dos Mitos, por Neil Philip


O mito fantasia o passado imemorial de forma fabulosa, narrando as origens entre genealogias e rivalidades na autoridade e confiabilidade da pessoa que o testemunhou. O Livro Ilustrado dos Mitos é um conjunto dessas histórias irreais, contadas em diferentes épocas e lugares.
Entretanto, não é considerado apenas história. Uma vez que pessoas acreditam nele com o coração e a alma, torna-se uma mina de fidelidade humana — a verdade de um é a ficção de outro.
"Os Mitos são os sonhos da humanidade. Como os sonhos, eles são ao mesmo tempo profundamente estranhos e espantosamente familiares."
A obra conta com uma fração do que compõe a mitologia mundial, sendo que algumas regiões são mais retratadas do que outras. Dividido em sete parte, o livro começa com os mitos da criação e os "começos" do mundo, passando para fertilidade e cultivo, deuses e mortais, deuses e animais, até chegar nas visões do fim.


As ilustrações são extremamente detalhadas e a narrativa é bastante simples. Perfeito para quem deseja passar momentos de aventura, conhecendo a cultura de determinada região. Todas as páginas possuem observações, dando origem ao mito contado, e, no final do livro, há um capítulo explicativo de quem é quem na mitologia e os lugares retratados.
"Salve o que fala, salve o que conhece, alegria para aquele que compreendeu, deleite para os que escutaram. Alegria, compreensão e deleite; fala, audição e conhecimento. Esses são os fundamentos de um mito."
Algumas dessas histórias já foram contadas no blog, dentre elas, podemos citar A Lenda do Rei dos PássarosA Lenda Haitiana de Ghede e Sedna e os Inuítes do Norte, sendo elas reescritas por mim.
É certo de que alguns mitos sumiram sem deixar traços, enquanto outros existem apenas como fragmentos obscuros. Por isso, uma obra que reúne de forma excepcional uma parte da cultura da humanidade, merece todo respeito, afinal, segundo o autor, mitos proporcionam um tesouro de imagens e palavras, transformando e renovando a cultura de povos há muito esquecidos, e influenciando aqueles que ainda estão por surgir.

Título: O Livro Ilustrado dos Mitos
Autor:  Neil Philip | Data: 1996
Editora: Editora Marco Zero
Páginas: 195 | Esse livro no Skoob
Sinopse: Apresenta relatos fiéis ao espírito das lendas originais. Ilustrações coloridas evocam a atmosfera de cada mito, fazendo-o reviver. Fotografias e cores ilustram o cenário cultural das mitologias. Traz um quem é quem de deuses e deusas, incluindo os panteões gregos e nórdicos.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

4 comentários:

  1. Esse livro parasse ser bem interessante, Filipe! Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil comentar quando se tem certas reservas sobre o assunto, por exemplo eu não gosto muito de mitos. Mas, achei interessante quando uma professora minha de literatura pediu para falar um pouco sobre um mito brasileiro. E eu acabei achando interessante a história. Acho que eu gosto mais de ouvir coisas desse gênero, de forma bem despretensiosa.
    Obrigada pelas suas visitas no ER! Um grande abraço e desde já desejo um bom final de semana Filipe!

    www.expectativasreais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani! Obrigado pelo comentário, você tocou no ponto-chave da questão. Muitos que não gostam de mitos agem preconceituosamente por certas tribos acreditarem nessas histórias. Entretanto, eu, assim como você, sou a favor da diversificação cultural. Grande abraço, bom final de semana, também!

      Excluir