Cão Zen, de Toni Tucker e Judith Adler


Eis um pequeno livro capaz de nos ensinar grandes coisas.  Cão Zen, de Toni Tucker e Judith Adler, publicado pela Bertrand Brasil, nos traz uma reflexão, dentro da filosofia budista,  explicando que a própria natureza dos nossos amigos de quatro patas é a natureza de Buda, ou seja: eles já nascem sabendo o que levamos anos para aprender, e muitas vezes nem aprendemos.
O livro possui um conjunto de frases e imagens em preto e branco de diversas raças de cães demonstrando carinho. Muitos no conforto de seus lares, enquanto outros, no chão frio e gelado das calçadas da rua. Independente de onde estejam, sempre param para abanar o rabo e demonstrar lealdade, honestidade, amor, compaixão e alegria - as mais puras qualidades Zen. 
Buda sabia, que o ódio não se vence com o ódio, o ódio é conquistado pelo amor. Os cães fiéis ensinam seus donos, mesmo aqueles que não são dignos de ser chamados de pessoas, a amar de novas e diferentes maneiras.
É deixado claro que se fôssemos suficientemente sábios para dar uma olhada nos espelhos da alma de um cão, veríamos que o amor ali refletido está diretamente voltado para nós, pois os cães nos veem como somos ou até mais profundamente; veem-nos como podemos ser.
A conclusão que cheguei é que, os cães, ajudam-nos a deixar de lado nossas tendências ao egoísmo e a preocupar-nos exclusivamente conosco para subir às alturas do compromisso e da dedicação, onde finalmente podemos aprender a instalar-nos, e lá ficarmos firmemente comprometidos com nossas ideias espirituais.
Depois de ter lido Cão Zen, claramente, quando encontrar um desses animaizinhos na rua e olhar em seus olhos, virá na minha mente, a seguinte pergunta: " E aí, o que você faz para ganhar a vida?"

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

6 comentários:

  1. Este livro parece ser muito bom; só quem tem e ama cachorro sabe o que é! Parabéns pelo blog, eu adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Viajante! Fico muito feliz por ter gostado...

      Excluir
  2. Quem dera, se os humanos estivessem a essência dos cães, né?
    Não li, mas darei um pulo na Saraiva, para ver se encontro!
    Bela dica
    Abs e ótimo dia
    Leandro
    www.sorrianovamente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Leandro! Realmente, os cães têm muitas coisas para nos ensinar! Ótimo dia para você também...

      Excluir
  3. Já ouvi falar desse livro mas nunca parei para ler.
    Ótima dica de livro e com certeza irei compra - lo!

    www.sosamigasmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir