As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu, de Mitch Albom


As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu, escrito por Mitch Albom, é um livro que simplifica a vida de uma forma espetacular. Lindamente triste, a história se passa em torno do personagem principal, Eddie, mecânico chefe de um parque chamado Ruby Pier.
Eddie tinha o sonho de se tornar engenheiro, mas depois que foi convocado à guerra, abriu mão de seus objetivos. Quando voltou, já não tinha mais o mesmo entusiasmo de antes, e os acontecimentos fizeram com que se acomodasse. No decorrer do livro vamos descobrindo toda a sua história, e o porquê dele ter tido uma vida aparentemente normal e melancólica.
Passara a vida toda trabalhando no Ruby Pier e acabou morrendo num trágico acidente no parque, que é narrado logo no princípio da história, pois a maior parte dela se passa em suas experiências pós-vida.
Ao chegar no céu, ele começa a ter as respostas das perguntas que o atormentava, e percebe que nada do que fizera foi por acaso. Ao ser recebido por cinco pessoas - uma de cada vez - Eddie descobre que seus atos e escolhas tiveram um propósito importante, pois influenciaram na vida de outras pessoas.
Não é um livro de auto-ajuda, entretanto, é possível tirar proveito da sabedoria e clareza que ele proporciona.
"Todos os fins são também começos, apenas não sabemos disso na hora."
No final, percebe-se que todo o tipo de vida é precioso e tem o seu propósito. O livro apresenta uma perspectiva diferente sobre o céu. É necessário revisar tudo o que se teve em vida e superar as dificuldades. Não há sinais de religiosidade na obra nem um questionamento de fé, o céu é tido como um lugar de compreensão.
Esse é o tipo de livro que surpreende no final, pois acontece algo totalmente diferente daquilo que se pensa, nada previsível. E como toda grande obra, também se tornou filme.
Minha experiência com o livro foi extremamente positiva. Caso tenha vontade de conhecer essa história forte e triste, porém compensadora e emocionante, eu a recomendo.

Título: As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu
Autor: Mitch Albom
Data de Lançamento: 2004
Editora: Sextante
Páginas: 190
Sinopse: Com o mesmo estilo sensível e profundo de A Última Grande Lição, Mitch Albom nos presenteia, após seis anos de espera, com uma comovente fábula que nos faz refletir sobre o verdadeiro significado de nossa existência.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

6 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, Filipe! Seu blog está muito bom...
    Tenho acompanhado todas as postagens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de saber que acompanha o blog!
      Muito obrigado, Viajante.

      Excluir
  2. Olá, Filipe! Já tinha visto esse livro, mas não sabia muito da história. Parece ser bem interessante, talvez eu o leia algum dia. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielle, a história é muito boa! Não vai se arrepender...

      Excluir