A galinha realmente atravessou a rua?


No passado, galinhas não eram mantidas em fazendas de produção intensiva como são hoje em dia. Há 150 anos, galinhas eram animais domésticos comestíveis, capazes de fornecer ovos e carne em ocasiões especiais. Por essa razão, era, sem sombra de dúvidas, comum pessoas presenciarem galinhas atravessando de um lado para o outro as ruas, procurando comida ou abrigo. Sendo assim, houve um momento que um inglês, querendo fazer uma piada, perguntou o porquê da galinha atravessar a rua, e nesse dia, nasceu na Inglaterra, uma das mais famosas piadas de todo o mundo. Mas não é esse realmente o significado da piada.
A primeira explicação é que se trata de uma piada anticlímax. Aquele que conta, indicado pela expectativa e expressão facial de quem está contando uma piada, se torna engraçado, mas quando vem a resposta, é simples e direta.
A segunda possibilidade, diz que a piada é um jogo de palavras. Há dois significados na resposta "para chegar do outro lado". O mais obvio, significa, realmente, o outro lado da rua, mas o "outro lado" também pode significar a morte. Nessa explicação, a galinha quis cometer suicídio atropelada. O humor é inesperado com a ideia da galinha poder escolher que caminho tomará na sua vida.
Ninguém sabe que explicação é verdadeira, mas a popularidade da piada persiste. Milhares de variações existem. "Por que o pato atravessou a rua? Porque a galinha estava de folga!" ou " Por que a galinha atravessou a rua? Porque não havia força agindo para a galinha parar! — Isaac Newton". E muitas ainda serão inventadas, o difícil, sem dúvidas, é surgir uma piada nova e original como a da galinha atravessando a rua.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

1 comentários:

  1. Olha, sempre ouvi essa "para chegar do outro lado", desde menorzinha, mas nunca tinha pensado que poderia significar a morte também. Excelente post, continue assim!
    Sthefanne Araujo - Perdi Meus Óculos

    ResponderExcluir