O que você precisa saber sobre a ONU?


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição de caráter universal, pois visa congregar todos os Estados do mundo e compor seus conflitos mútuos na qualidade de guardiã da paz. É a sucessora da Liga das Nações, criada logo após a Primeira Guerra Mundial, na Conferência de Versalhes de 1919, e que acabou fracassando principalmente por não contar, entre seus filiados, com os Estados Unidos da América do Norte e a União Soviética.
A ONU conta com 192 Estados filiados, cuja vinculação decorre de um tratado (Carta da ONU) que discorre sobre os direitos e as obrigações daqueles. A organização compreende seis órgãos principais: Assembléia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, Tribunal Internacional de Justiça e Secretariado, todos situados na própria sede da ONU (Nova York), exceto o Tribunal Internacional de Justiça, sediado em Haia. O Conselho de Segurança é formado por quinze membros, dos quais cinco são permanentes (Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China), e os demais não permanentes, eleitos pela Assembléia Geral por dois anos. As deliberações do Conselho de Segurança obrigam os filiados à organização.
São princípios instituídos pela ONU: princípio da igualdade soberana de todos os seus membros; obrigação de seus filiados de cumprir os compromissos da Carta; composição de litígios internacionais por meios pacíficos; abstenção do emprego de ameaça ou força material contra outros Estados; obrigação de colaborar com as medidas tomadas pela organização em conformidade com a Carta, e não prestar auxílio a Estado contra o qual a organização estiver impondo sanções; pressionar Estados não filiados a não tomar medidas prejudiciais à paz e à segurança internacionais.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário