Os Segredos da Perseverança.



É certo que todas as jornadas de vida passam em trechos ásperos. Todos somos testados e chamados à ordem por ocasionais percalços na estrada, surpresas desagradáveis, atrasos irritantes, acidentes e enganos que aborrecem. Há momentos que o mundo inteiro parece estar desmoronando. A adversidade ocupa uma boa parte da vida, e quanto mais cedo aprendemos a lidar com ela, mais suave a mesma se torna.
Virtudes como a perseverança deve ser guiadas pela sabedoria prática. Vemos atuar a verdadeira concentração, o emprego do pensamento e do talento na execução de uma tarefa à qual se dedicam toda a mente e coração. E testemunhamos a coragem da imaginação, quando ousamos nos aferrar a ideias que valem a pena, apesar de todos insistirem que são equivocadas.
Se encarados da maneira correta, é claro, a maioria dos problemas que encontramos na vida tornam-se oportunidades de conhecer e aumentar a força das nossas virtudes. Os golpes de adversidade podem ser excelentes chances para melhorarmos.
O teste máximo, entretanto, não é se finalmente alcançamos a meta, mas como nos conduzimos durante o processo, diz Willian J. Bennett em seu livro das virtudes. Se às vezes o caminho é íngreme demais para prosseguirmos até o topo, devemos acreditar que o esforço em si valeu a pena e nos preparar para novos testes.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário