Histórias da Velha Totonha.


Mais uma vez, lendo o "Menino de Engenho" - de José Lins do Rego - me deparo com algo interessante. Quem de nós não gostaria de ter a velha Totonha para nos contar histórias? Uma edição viva das "Mil e Uma Noites". Sem nenhum dente na boca, e com uma voz que dava todos os tons às palavras.
Seletiva, sabia escolher seu auditório. Não era qualquer um que podia ouvi-la, mas quando estava certa, não tinha cansaço. Suas princesas eram mais bonitas, suas vilãs, mais malvadas! Sem dúvida, era uma grande artista.
Havia sempre reis e rainhas em suas histórias, forcas e adivinhações. Muito da vida se aprendia com toda aquela fantasia. Incidentes por incidentes eram narrados em seus versos, assim foi quando contou sobre o naufrágio Vapor Bahia: "Meninos agarrados com as mães em prantos; um choro agoniado de gente que vai morrer; a água entrando por dentro do navio ; uma velha se salvando num garajau de galinhas; um homem rico chamado Pataca Lisa correndo para dentro do camarote para buscar um pacote de dinheiro e não voltando mais; foi ao fundo com suas riquezas."
Todo poema era uma abundância de detalhes. A tragédia parecia a dois passos de quem ouvia.
As passagens da velha Totonha eram curtas, ia de engenho a engenho, e todos ficavam esperando o dia de sua volta. Pois possuía um pedaço de gênio que não envelhecia. 

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

4 comentários:

  1. Nossa seu blog e lindo moço adorei o posts muito bons mesmo parabens vou seguir porque adorei *-* venha me ver também se poder fica com deus e um ótimo final de semana!!!
    www.politicamenteincorreta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico muito feliz de ler um comentário como o seu Juliana! Com certeza passarei no seu blog... Grande abraço!

      Excluir
  2. Que blog lindo! Gostei bastante das postagens, você escreve muito bem e com certeza acompanharei o blog.
    Abraços.
    http://livrosmaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir