A Lenda da Origem do Boi.


Há muito tempo atrás, a vida era difícil – mais dura ainda do que hoje. As pessoas tinham de lutar nos campos com as mãos nuas para cultivar comida e se alimentarem. Raramente tinham o suficiente para comer – mesmo trabalhando noite e dia.
O Imperador dos Céus viu os podres  labutando na terra e teve piedade deles. Convocou a estrela do Boi, e a mandou à terra para dizer às pessoas que, se trabalhassem muito, seriam capazes de comer bem a cada três dias.
O Boi correu para transmitir a notícia. Mas era uma criatura atrapalhada, e tão orgulhosa de ser o mensageiro do Imperador que trocou a mensagem. Disse às pessoas que se trabalhassem duro podiam comer três vezes ao dia!
O Imperador dos Céus não queria que o povo da terra pensasse que tinha quebrado sua promessa, portanto amarrou o Boi ao arado para cultivar os campos. As pessoas não conseguiriam fazer aquilo sozinhas.
Na mitologia chinesa, o animal tem lugar especial. É o segundo signo do zodíaco; todos que nascem nesse signo são consideradas confiáveis e atenciosos. Em vários momentos da história o boi foi protegido por lei. Muitos chineses ainda acreditam que comer sua carne é uma maneira vergonhosa de agradecer a um animal que coloca sua força a serviço dos humanos.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário