Cadmo e os Homens Semeados


Cadmo tinha uma irmã chamada Europa. Ela foi raptada por Zeus, que estava disfarçado como touro, e se tornou mãe do rei Minos, de Creta. Quando Europa desapareceu, Cadmo saiu à sua procura. Durante muitos meses percorreu as terras perto de seu lar, mas não viu sinal de sua irma. Finalmente foi até Delfos para consultar o oráculo que revelava os conselhos e profecias do seus Apolo. Cadmo perguntou ao oráculo o que deveria fazer. "Sua irmã está a salvo. Não procure mais por ela", disse o oráculo. "Seu destino está em outro lugar. Quando você sair daqui, verá uma vaca. Siga-a, e quando ela cair no chão exausta, lá você deverá construir uma grande cidade."
Saindo de Delfos, Cadmo viu uma vaca, tal como o oráculo havia dito. Com um grupo de homens ele a seguiu por muitos quilômetros até que finalmente ela caiu no chão. "Aqui fundaremos nossa cidade e a chamaremos de Tebas", disse Cadmo. "Mas, antes, temos que sacrificar essa vaca à deusa Atena. Procurem um pouco de água da fonte para honrarmos a deusa."
Quando os homens estavam tirando água da fonte, perturbaram uma terrível serpente que matou todos com suas terríveis e afiadas presas. Furioso, Cadmo matou a serpente com o golpe de uma enorme rocha. 
Mal tinha sacrificado a vaca, a deusa Atena apareceu. Ela lhe disse para não se preocupar com a perda dos homens. "Vou lhe fornecer os melhores homens que um rei pode comandar, Tome os dentes da serpente e os semeie no chão."
Cadmo fez o que a deusa lhe disse, e do solo brotaram homens já formados, todos guerreiros. Antes que os homens se virassem contra ele, Cadmo jogou uma pedra no meio deles, e eles lutaram tão ferozmente para saber quem havia atirado a pedra que, no final só sobraram cinco. Cadmo fez a paz com eles, e esses guerreiros, os mais fortes e ferozes de todos os hoens semeados, o ajudaram a fundar a grande cidade de Tebas.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Filipe Penasso

Autor e resenhista do Pena Pensante, 22 anos, acadêmico de Relações Internacionais e Comissário de Voo por formação.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

1 comentários:

  1. Adorei o texto, incrível! <3

    http://blogcarlosabreu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir